fbpx

A importância do domínio na internet

Devido aos avanços da tecnologia e aumento de concorrência, toda empresa que tem a ambição de se manter como uma forte concorrente no mercado, precisa ter presença digital. Essa necessidade vem da mudança de hábito do consumidor. 

Atualmente, o cliente é muito mais atento e cauteloso. Antes de fazer uma compra, existem grandes chances do seu cliente pesquisar preços em seus concorrentes e procurar saber mais sobre a reputação da sua loja. E, se ele não encontrar informações suficientes a seu respeito, é possível que você perca uma venda.

Contudo, sabemos que nem todos os empreendedores têm conhecimento suficiente sobre o mundo digital. Pensando nisso, a Simples. Inovação está lançando conteúdos semanalmente com o intuito de ajudar a você que precisa entender desde o básico, como: o que é um domínio e por que você precisa dele para criar um site, até temas mais complexos.


O que é um Domínio?


O domínio é o endereço pelo qual seu site será encontrado na internet. Ou seja, é um conjunto de caracteres que colocamos no navegador e nos levará até um site específico. O domínio foi pensado para substituir o IP que são os verdadeiros endereços dos sites. Mas imagine se você precisasse decorar a sequência de números do IP instagram, Facebook e todos os outros sites que você acessa?

Um domínio da internet pode ser comprado ou vendido. Por isso, ao escolher o nome da sua loja, é importante conferir se o nome escolhido está disponível para compra. Diferente do nome das páginas nas redes sociais, eles são exclusivos, portanto não há a possibilidade de existirem dois sites com o mesmo domínio. Por conta dessa exclusividade, é cada vez mais difícil achar nomes bons e que estejam disponíveis. O mesmo acontece com nomes muito comuns. 

Nomes longos ou difíceis de escrever talvez não sejam a melhor escolha



Quando falamos de nome de marca, é recomendável refletir sobre o que você gostaria que as pessoas lembrassem ao pensar na sua loja. Outra dica importante é pensar em nomes que sejam fáceis de lembrar e que não sejam difíceis de escrever, visto que isso pode dificultar que uma pessoa encontre a sua loja na rede. 



Como adquirir e registrar um domínio


Para começar, é importante saber que “comprar o domínio” não necessariamente significa que você fará uma única transação. O mais comum é que você reserve os direitos de uso do domínio por um tempo determinado, que pode ser por um ano, por exemplo.

Após verificar que o nome escolhido está disponível, você precisará registrá-lo em um provedor de hospedagem ou registrador de domínio. Para manter os direitos de uso do domínio, será necessário renová-lo antes do vencimento do período contratado. Caso contrário, seu site sairá do ar e o domínio voltará a ficar disponível para registro novamente.

Agora que você já sabe tudo sobre domínios da internet, basta escolher um nome que combine com a sua marca e tirá-la do papel. E, se precisar de ajuda, a Simples. Inovação tem mais de 300 projetos digitais realizados. Conte conosco para ser o seu parceiro ideal.

VAMOS CONVERSAR?

  • (21) 3923-5850
  • contato@simplesinovacao.com
  • Rua México, 41 - Grupo 1101 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
  • Rua Padre João Manuel, 199 - Conjunto 93 - Cerqueira César, São Paulo - SP

Fale com um consultor

Simples© Todos os direitos reservados