fbpx

CRO: Entenda como essa técnica pode melhorar a conversão do seu site.

Se você tem ou pensa em ter um empreendimento online, certamente já ouviu falar que na internet há muita concorrência e que as coisas são muito mais complexas do que parecem. E é verdade.

Além da alta concorrência, há um fator importante e que muitas vezes passa despercebido quando olhamos para o funil de vendas de uma empresa: A funcionalidade do site.

Um site pode ser muito bonito e visualmente agradável e ao mesmo tempo não ser funcional quando falamos de conversão. E é aí que entra o CRO.

O que É CRO?

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization ou Otimização de conversão em português e trata-se de uma estratégia de marketing digital utilizada com o objetivo de melhorar a conversão de um site.

Essa estratégia consiste em um conjunto de técnicas que são colocadas em prática de maneira estruturada e contínua para melhorar a performance de um site.

O que é Conversão?

Para que você tenha o entendimento completo do que é o CRO, é importante saber também o que é conversão. A conversão está ligada às ações que um visitante pode tomar em seu site e está diretamente ligada ao seu objetivo.

Se você tem uma loja, seu objetivo deve estar relacionado a converter visitantes em clientes, ou seja, a sua conversão está relacionada ao número de visitantes que finalizam uma compra.

Apesar do exemplo acima ser o mais popular, o CRO pode ser aplicado nos mais diversos ramos de atividade, não somente no comércio. Aqui vão alguns exemplos de conversões que não estão necessariamente relacionadas à venda:

1- Preencher um de formulário;

2- Baixar um ebook;

3- Solicitar um orçamento, entre outros.

Por isso, é importante que você entenda quais são as metas que você deseja alcançar com seu site.

Calculando a taxa de Conversão

O CRO  tem como objetivo melhorar o aproveitamento do tráfego do seu site. Por exemplo: Se uma loja finaliza uma venda a cada cem visitas, sua taxa de conversão é de 1%.
O objetivo do CRO é fazer com que desse mesmo número de 100 visitantes, possam ser realizadas mais vendas. Com essa otimização da conversão, você conseguirá reduzir o CAC ( Custo de aquisição de cliente). Isso significa que você consegue vender mais sem aumentar o seu investimento em tráfego

Por onde devo começar?

O Primeiro passo é identificar onde podem estar os gargalos do seu site. Através de estudos de navegação dos clientes, é possível entender quais são as páginas mais acessadas, onde há maior perda de usuários e então construir hipóteses que serão analisadas através de testes A/B.

Os pontos de melhoria podem estar relacionados ao custo de frete dos produtos, falta de descrição/demonstração de produtos, entre outros

Em seguida, é recomendado que você faça testes implementando mudanças de acordo com as hipóteses levantadas.

Por último, mas não menos importante, você deve analisar os resultados obtidos para confirmar quais hipóteses trazem maior retorno de conversão.

É importante ressaltar que sempre existem pontos de melhoria. Independente do tamanho da sua loja ou quanto você consiga converter, sempre é possível melhorar a usabilidade do seu site ou até mesmo torná-lo mais agradável visualmente.

Agora que você já sabe o que é CRO e sua importância para a sua loja, não deixe de nos consultar a respeito da Evolução de e-commerce, um serviço da simples. Inovação focado em CRO para fazer o seu e-commerce vender muito mais. Fale com um de nossos especialistas. 

VAMOS CONVERSAR?

  • (21) 3923-5850
  • contato@simplesinovacao.com
  • Rua México, 41 - Grupo 1101 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
  • Rua Padre João Manuel, 199 - Conjunto 93 - Cerqueira César, São Paulo - SP

Fale com um consultor

Simples© Todos os direitos reservados