Fique por dentro de 5 dicas de atendimento ao paciente

Ficar por dentro das principais dicas de atendimento ao paciente é de extrema importância uma vez que os hospitais, consultórios ou clínicas precisam ser uma referência no cuidado com o próximo.

Normalmente, as pessoas procuram um atendimento médico quando estão em um momento de vulnerabilidade e fragilidade. Nesse contexto, prestar um bom atendimento vai muito além do diagnóstico e do tratamento correto.

Quer saber como proporcionar uma boa experiência ao paciente desde o seu primeiro contato com o seu consultório? Veja as nossas 5 dicas!

1. Facilite a marcação de consultas

O primeiro contato do paciente com o seu consultório é por telefone (a não ser que o seu consultório utilize a tecnologia para agendamento de consultas, nesse caso, ele agenda o horário diretamente pelo site).

Assim, a secretária precisa prestar um atendimento carismático, educado e atencioso, além de ter uma agenda e os instrumentos de trabalho ideais — internet rápida, computador ágil e um bom software de gestão — para o desempenho do seu trabalho.

Outra dica é entrar em contato com o paciente com até 48 horas de antecedência da consulta a fim de lembrar o horário, local e passar informações sobre os estacionamentos conveniados.

Curso Gratuito: Marketing Básico para Saúde

Inscreva-se agora aqui: https://goo.gl/g6hFhg

2. Invista na capacitação de funcionários

O seu time precisa se sentir capacitado para exercer suas funções. Os cursos de aperfeiçoamento e reciclagem são excelentes maneiras de se manter atualizado e conhecer as tendências mercadológicas. Assim, eles podem trazer novidades que facilitem a gestão e contribuir para tornar o consultório um modelo de referência.

Além disso, lembre-se de divulgar essas informações sobre o aperfeiçoamento profissional nos canais da empresa (site, blog e mídias sociais) e exponha os certificados em um local visível aos pacientes. Dessa forma, eles podem vê-los enquanto aguardam a consulta.

3. Proporcione um atendimento personalizado

Um dos maiores erros dos consultórios é não dar valor ao paciente e acreditar que a consulta termina quando ele sai do estabelecimento. Para se destacar nesse cenário, é importante investir em um atendimento personalizado.

Por exemplo, quando estiver na hora da reconsulta, faça uma ligação informando os horários disponíveis ou, se for o caso, negocie um valor com desconto para o próximo checkup.

Essa técnica de entregar mais do que o paciente solicitou — visando a fidelização — se chama overdelivery e consiste em entregar serviços adicionais, tais como descontos, consulta gratuita e amostras de medicamentos.

4. Não abra mão de um atendimento humanizado

Atendimento humanizado significa que todas as suas ações e estratégias são pensadas para oferecer ao paciente uma boa experiência. Esse tipo de preocupação transmite que o seu consultório não está pensando unicamente no  lucro, mas sim, em proporcionar uma melhoria na qualidade de vida e bem-estar daqueles que por ali passam.

É importante que o paciente não se sinta um cliente dentro do seu consultório, porque ele busca um tratamento baseado no respeito e integridade.

5. Proporcione conforto

Quando o paciente chega à sua clínica, deve encontrar um ambiente agradável e aconchegante enquanto espera pelo seu atendimento. Confira algumas ideias:

  • não atrase as consultas;
  • ofereça sofás confortáveis;
  • disponibilize revistas e jornais atualizados;
  • invista no Wi-Fi;
  • tenha chás, doces, cafés e biscoitos à disposição;
  • deixe a televisão ou o rádio ligado;
  • mostre folders e informações sobre os serviços adicionais da sua clínica.

Conferir as principais dicas de atendimento ao paciente é importante para que a sua clínica, consultório ou hospital possa sempre inovar e oferecer uma melhoria no bem-estar e qualidade de vida. Por isso, o investimento em novas tecnologias de gestão se torna essencial para automatizar os processos e proporcionar a fidelização de pacientes.

Com este post, você conferiu 5 dicas de atendimento ao paciente. Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para seguir a nossa página no LinkedIn e acompanhe as próximas postagens!

Baixe GRÁTIS: Ebook Como Alcançar o Sucesso Digital

Estratégias de Marketing para Profissionais da Saúde

ebook como alcançar o sucesso digital

Baixe AQUI: https://goo.gl/7GTXgV

VAMOS CONVERSAR?

  • (21) 3923-5850
  • contato@simplesinovacao.com
  • Rua México, 41 - Grupo 1101 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
  • Rua Padre João Manuel, 199 - Conjunto 93 - Cerqueira César, São Paulo - SP

Fale com um consultor

Simples© Todos os direitos reservados