Marketing para médicos: como adotar essa estratégia com sucesso?

Marketing para médicos: como adotar essa estratégia com sucesso

Marketing para médicos: como adotar essa estratégia com sucesso?

Antigamente, os pacientes chegavam até uma clínica médica por indicação ou pelo plano de saúde. Porém hoje também é possível consegui-los por meio do marketing para médicos.

Com ações e estratégias bem elaboradas e planejadas, você pode atrair novos clientes, fidelizar os atuais e, ainda se posicionar no mercado, tornando-se uma autoridade na sua área de atuação. Ficou interessado e quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Quais os passos básicos do marketing para médicos?

Antes de mostrarmos algumas das melhores ferramentas do marketing para médicos, é preciso entender alguns passos básicos para obter resultados positivos com a estratégia. A seguir, vamos detalhar cada um deles. Confira!

Objetivos

O primeiro passo é definir o que você deseja com o marketing, ou seja, seus objetivos. Você pretende conquistar mais pacientes? Fidelizar os atuais? Ou quem sabe educar e informar seu público sobre determinadas enfermidades? Seja qual for o seu objetivo, é importante traçá-lo muito bem, visto que seu planejamento deverá ser guiado por ele.

Planejamento

É aqui que você definirá toda a sua estratégia. Por isso, é importante detalhar em um documento todas as informações importantes, tais como: objetivos, público, ferramentas e canais que serão utilizados, tarefas, além de fazer um cronograma definindo prazos para o cumprimento de cada etapa do processo.

Público

É muito importante conhecer o seu público. Para isso, você pode criar uma persona — personagem fictício do seu cliente ideal — a fim de entender a fundo as características, necessidades e problemas dos seus pacientes. Isso não quer dizer que você não atenderá outro tipo de público, mas o foco das suas estratégias de marketing será direcionado a um perfil específico.

Resultados

É fundamental acompanhar os resultados das suas ações. Só assim você saberá quais estratégias têm trazido retorno e o que precisa ser melhorado. Por isso, já no planejamento, é importante definir como será feita a mensuração do desempenho das campanhas e quais ferramentas serão utilizadas para esse fim.

Quais são as principais estratégias de Marketing Médico e como elas funcionam?

Imaginamos que você está curioso para saber quais são essas estratégias de marketing para médico, que prometem tantas vantagens para a sua clínica, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas das principais abaixo. Veja!

Google Adwords

O Google Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Sabe aqueles anúncios que ficam no topo da página quando você realiza uma pesquisa? Então, é deles que estamos falando! A grande “sacada” dessa ferramenta é que, além do seu negócio ganhar visibilidade, os anúncios só aparecem quando alguém pesquisa um termo (palavra-chave) que tenha relação com seus produtos ou serviços. Ou seja, audiência qualificada para o seu site.

Contudo, para obter bons resultados é preciso ter um certo conhecimento e tempo na rotina, já que é necessário monitorar as campanhas diariamente. A boa notícia é que existe a Simples. Inovação que é pioneira na gestão automatizada com inteligência artificial na área da saúde no Google Adwords — e também de anúncios das redes sociais. Isso quer dizer que um robô fica o tempo todo trabalhando na conta, procurando possíveis erros na estrutura e na estratégia, além de ter a equipe de especialistas para ajudar nesse processo.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia para atrair e ajudar o seu público com conteúdos ricos e relevantes. Para isso, você deve conhecer bem o seu público, definir o tipo de linguagem mais adequada, identificar os melhores canais que devem ser usados (blogs, redes sociais, e-mail marketing etc.) e se disponibilizar para receber feedbacks e responder possíveis dúvidas dos usuários.

Identidade visual

Uma boa identidade visual permite que o seu público reconheça sua clínica mais facilmente. Além da necessidade de ser clara e visualmente agradável, é preciso utilizá-la em todos os canais de comunicação, como no seu site, perfis nas redes sociais e até mesmo no seu cartão de visitas.

Redes sociais

As redes sociais também têm um papel importante quando o assunto é marketing. E isso se deve pela sua enorme audiência — o Facebook, por exemplo, tem 127 milhões de usuários ativos no Brasil —, além de ser um excelente canal para se aproximar de seus pacientes e compartilhar conteúdos interessantes.

Por fim, vale ressaltar que as estratégias de marketing para médicos devem sempre estar de acordo com o Manual de Publicidade Médica. Há algumas regras que devem ser seguidas à risca, respeitando os princípios da profissão.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que seus colegas de trabalho também possam conferir nossas dicas!

  • (21) 3923-5850
  • contato@simplesinovacao.com
  • Rua México, 41 - Grupo 1101 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
  • Rua Padre João Manuel, 199 - Conjunto 93 - Cerqueira César, São Paulo - SP

Fale com um consultor

Simples.Inovação © Todos os direitos reservados