fbpx

O que é SEO e para o que serve?

Você com certeza conhece o Google e sabe como ele nos ajuda no dia a dia, seja para aprender algo novo, encontrar uma loja, produto ou serviço. Por ser o mecanismo de busca mais conhecido e utilizado, vamos falar bastante dele nesse post sobre SEO.

O que você talvez não saiba é que, ao criar o seu site, o Google, assim como qualquer mecanismo de busca, tenta inserir o seu site nas listas de resultados de pesquisa, a fim de que as pessoas possam encontrá-lo mais facilmente.

Contudo, milhares de sites são criados todos os dias, então como os buscadores podem organizar e ranquear todos eles de maneira justa? A resposta é que as páginas mais relevantes tendem a aparecer primeiro nas buscas, de maneira orgânica.

Isso acontece porque o Google rastreia os sites através do seu robô e, a partir de algoritmos, será determinado quais sites são mais relevantes e devem aparecer no topo da página de resultados. Esse ranqueamento é feito a partir de centenas de fatores que falaremos adiante e tudo isso é feito pensando na experiência do usuário.

A boa notícia é que você pode melhorar o ranqueamento do seu site aplicando algumas técnicas, que são popularmente conhecidas como  SEO. 

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa “otimização para mecanismos de busca” e trata-se de uma série de técnicas para melhorar o ranqueamento orgânico do seu site nos mecanismos de busca.
Como o nome sugere, o SEO consiste em fazer melhorias em uma página para que ela apareça nos sites de busca. Essas melhorias podem ser criação de URLs (link das páginas) personalizadas, criação de textos com palavras-chave relevantes, entre outros. 

Além de receber mais visitas, estar no topo de pesquisas do Google passa bastante credibilidade para os seus clientes, por isso, A Simples Inovação traz os cinco principais fatores de ranqueamento:

1- Autoridade do site
A autoridade é um fator muito relevante, por isso é comum ver os maiores players do mercado nas primeiras posições nas pesquisas.


2- conteúdo relevante e  original
Invista em conteúdo! Os buscadores têm interesse em mostrar páginas que sejam fonte de conhecimento. 
3 – Palavra- chave
Sempre use palavras-chave no seu conteúdo. Se possível, use-as nas primeiras linhas do seu texto.

4 – tempo de permanência na página
O Googlebot também observa quanto tempo as pessoas ficam no seu site e isso pode estar relacionado a relevância do seu conteúdo.

5- Mobile dedicado
Os buscadores dão preferências para sites que já estejam adaptados para o Mobile, afinal, a maior parte das pessoas acessam a internet pelo celular.

Foque na experiência do usuário

É importante ressaltar que todas essas técnicas devem ter como objetivo oferecer uma boa experiência para o usuário, o bom ranqueamento será consequência dos esforços.

Existem práticas consideradas antiéticas pelo Google, conhecidas como Black Hat SEO. Essas técnicas visam somente a melhora no ranqueamento, ignorando a experiência do usuário e por isso infringem as regras dos sites de busca. Algumas práticas antiéticas: Inclusão de palavras ocultas, compra de links de outros sites, repetição de palavras- chave, entre outros. Essas práticas podem levar a punições e exclusão do site no buscador.

As práticas listadas nos cinco principais fatores de ranqueamento são técnicas consideradas White Hat SEO, ou seja, não vão contra as diretrizes dos buscadores, afinal, são voltadas para otimização de conteúdo do site. As técnicas de SEO tem retorno de médio a longo prazo e não são passíveis de punição.
Para saber mais detalhes, você pode acessar o conteúdo do Google sobre SEO.

Agora que você já sabe o que é SEO, como utilizar as técnicas e diferenciar o que são práticas antiéticas, esperamos que você possa colocar todas as dicas em prática. E caso precise de uma força para turbinar o seu e-commerce, temos um time de especialistas para te ajudar. 

VAMOS CONVERSAR?

  • (21) 3923-5850
  • contato@simplesinovacao.com
  • Rua México, 41 - Grupo 1101 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
  • Rua Padre João Manuel, 199 - Conjunto 93 - Cerqueira César, São Paulo - SP

Fale com um consultor

Simples© Todos os direitos reservados