fbpx

O que é um sistema ERP para e-commerce e por que preciso de um?

Se você está começando um e-commerce, provavelmente já deve ter ouvido falar que os sistemas ERP facilitam muito a rotina da sua loja. Mas você sabe exatamente quais são as suas funções? A Simples.Inovação vai te ajudar nessa!

O ERP (Sigla para Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa em português) é um sistema de gestão integrada, que tem como objetivo organizar e centralizar as informações da sua loja, auxiliando na gestão administrativa e operacional da sua empresa.

Abaixo, listamos algumas funcionalidades que os sistemas ERP podem ter e que facilitarão o seu dia a dia:

1 – Integração com multicanais

Quando falamos de vendas por canais digitais, temos duas opções: A plataforma de E-commerce, na qual você montará um site e venderá por ele e o Marketplace, onde você já terá uma estrutura completa e precisará apenas cadastrar os seus produtos. O ERP permite que você trabalhe com os dois canais simultaneamente sem precisar acessar várias telas para cadastrar produtos e receber pedidos, por exemplo, facilitando o processo das vendas online.

2- Emissão de notas fiscais

Com o ERP você também conseguirá economizar tempo para gerar notas fiscais. Com apenas alguns cliques, você conseguirá emitir as notas, sem necessidade de digitação manual. Você precisará cadastrar a natureza da operação previamente em seu sistema e, com os dados fornecidos pelo cliente no ato da compra, a nota fiscal será emitida com mais agilidade.

3- Controle de estoque

A centralização do ERP também permite um controle mais eficiente do estoque. As atualizações do estoque são feitas automaticamente através das notas fiscais de compra e venda, ao realizar uma venda em sua loja física ou fazer uma baixa manual de estoque.

4 – Separação e envio do produto

O ERP também auxilia nas últimas etapas da venda online. Na separação dos pedidos, o sistema consegue otimizar o processo através da utilização de recursos como a conferência por código de barras, evitando o erro de envio de produtos errados que acarretam na necessidade de troca, gerando retrabalho e despesas desnecessárias para a loja.

No último passo, a expedição do produto, o seu sistema pode facilitar o processo ao gerar as etiquetas com endereço para envio. As informações serão importadas dos dados preenchidos pelo cliente ao finalizar a compra. Você precisará apenas imprimir e colar na embalagem de envio.

Em resumo, o ERP para E-commerce tem como função facilitar as rotinas de gerenciamento da loja, para que você não precise realizá-las manualmente. Embora você possa iniciar a sua loja sem este recurso, é importante analisar sua viabilidade o quanto antes, afinal, você precisará dessa ajudinha para lidar com o alto volume de vendas, principalmente se você atua em mais de um canal.

Gostou desse conteúdo? Tem alguma dúvida sobre criação ou evolução da sua loja virtual? Entre em contato conosco! A Simples. Inovação tem um time de especialistas em e-commerce prontos para te ajudar.

VAMOS CONVERSAR?

  • (21) 3923-5850
  • contato@simplesinovacao.com
  • Rua México, 41 - Grupo 1101 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
  • Rua Padre João Manuel, 199 - Conjunto 93 - Cerqueira César, São Paulo - SP

Fale com um consultor

Simples© Todos os direitos reservados