In Marketing para saúde

Quem possui um consultório ou clínica médica já deve ter se deparado com um problema muito comum: o não comparecimento, sem aviso, do paciente nos horários agendados. Desagradável, não é? Por essa razão, muitos profissionais do ramo vivem se perguntando “o que fazer para os paciente não faltarem às consultas?”

Apesar de parecer uma atitude inofensiva, essa ausência pode acarretar uma série de problemas para a clínica, tais como: desordens na agenda, perda de tempo e, inclusive, prejuízos financeiros para o especialista, principalmente, tratando-se de um consultório particular.

Mas fique tranquilo! Pensando no assunto, criamos este post com dicas práticas que ajudarão você a diminuir o número de faltas e ter uma semana muito mais produtiva. Acompanhe a leitura!

Envie mensagens por SMS ou WhatsApp

Você sabia que nem todos os pacientes faltam nas consultas por má intenção, mas sim, porque simplesmente se esquecem desse compromisso? Sendo assim, nada melhor do que apostar em mecanismos para lembrá-los sobre a hora agendada no seu consultório.

Um exemplo muito prático disso é o envio de mensagens via celular. Isso mesmo! Nesse caso, basta a sua secretária encaminhar alertas, com um dia de antecedência, para os pacientes agendados.

Há, ainda, uma opção muito mais moderna: esse contato pode ser feito por meio do WhatsApp, com uma mensagem instantânea. Nos conteúdos, a secretária pode incluir o nome completo do paciente, bem como o dia e o horário que constam na agenda. Fácil, não é?

Utilize sistemas informatizados

Ainda não sabe o que fazer para os pacientes não faltarem às consultas? Então está na hora de conhecer o sistema de informatização. Nos últimos anos, muitos consultórios e clínicas estão apostando nesse método moderno e eficaz para reduzir os “furos” nos atendimentos da semana.

Com esse mecanismo, é possível otimizar o processo de marcação de consultas, disponibilizar informações importantes aos seus pacientes e fornecedores e, inclusive, monitorar os horários disponíveis e ocupados na sua agenda.

Ou seja, essas ferramentas enviarão, automaticamente, lembretes aos pacientes e notificarão quando uma consulta for desmarcada. É uma opção excelente para organizar a rotina da sua clínica e facilitar o trabalho de todos os membros da equipe.

Ainda não consegue usar um sistema?

 

Caso ainda não consiga utilizar um sistema ou esteja aguardando a implantação de um novo sistema, você sempre pode recorrer ao clássico. Para facilitar esse processo, você também pode investir no cartão de marcações. Nesse pequeno pedaço de papel, a sua secretária colocará a data e os horários dos próximos agendamentos. Vale a pena apostar nessa ideia!

Viu, só? Com essas dicas fica fácil saber o que fazer para os pacientes não faltarem às consultas. Seguindo as nossas recomendações, a longo prazo, você notará a diferença!

Curtiu o nosso post e quer continuar conferindo outros conteúdos como este? Curta já a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

Recommended Posts

Leave a Comment

Marketing para médicos: como adotar essa estratégia com sucesso