Veja 5 motivos para o seu site ter um design responsivo

Você sabe o que é o design responsivo? Com o crescimento da internet móvel e a popularidade dos smartphones, contar com ele se tornou imprescindível para as marcas que querem estar presentes no dia a dia de seus clientes.

Basicamente, trata-se de uma técnica de criação de sites que possibilita a sua adaptação a qualquer tamanho de tela, sem perder as configurações básicas e garantindo ao usuário uma navegação confortável e segura.

Então, se você ainda tem dúvidas quanto à importância do design responsivo, este post foi feito para você! Confira nossa lista dos principais motivos para adotar essa estratégia no seu site:

1. Diminuição da mão de obra com manutenção

Com a diversidade de smartphones e tablets disponíveis, manter um site para cada tamanho de tela se tornou inviável. Imagine o trabalho necessário para realizar uma programação específica para cada tipo de dispositivo móvel!

Por isso, a melhor maneira de manter um site atualizado sem investir tanto tempo e dinheiro é adotar um design responsivo, com configurações que o possibilitem se ajustar a qualquer tamanho de forma automática. Toda a programação e manutenção, nesse caso, será feita em uma única plataforma.

2. Melhora na experiência do usuário

Via de regra, não há como distinguir uma conexão fixa de uma feita por um dispositivo mobile, então, qualquer site pode ser acessado via celular. No entanto, há uma grande diferença de usabilidade entre acessar um site responsivo e um que não esteja desconfigurado para a sua tela.

Um celular não oferece as mesmas oportunidades de interação que a tela de um notebook ou de um desktop, até também por não contar com o mouse. Nesse sentido, pequenas adaptações no site são necessárias — tanto em função do tamanho quanto da destreza. É importante que seja possível navegar usando uma só única mão, por exemplo.

Do contrário, as imagens demoram a carregar, os menus podem ficar inacessíveis, e os textos, ilegíveis de tão minúsculos.

3. Crescimento do acesso via mobile

Segundo o relatório Digital, Social & Mobile 2015, quase 80 milhões de brasileiros têm acesso à internet via dispositivos mobile atualmente, o que representa 39 % da população. E, de 2015 para cá, esse número vem crescendo.

A cada dia aumentam os números de page view via celulares, e caem as visualizações por meio de computadores. Esses números só corroboram a importância de oferecer aos usuários uma experiência mobile de qualidade em seu site.

Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para estar acessível ao cliente a qualquer hora e de qualquer lugar, potencializando a sua presença on-line.

4. Aumento da velocidade da página

Por serem mais leves e otimizados para dispositivos móveis, os sites responsivos são carregados mais rapidamente do que suas versões para desktop. E essa velocidade de carregamento é um dos fatores considerados para o ranqueamento para o Google — além de ter um grande impacto na experiência do usuário.

Ao fazer uma busca pelo celular, o usuário busca respostas imediatas. Logo, quando uma página demora a carregar, o mais provável é que ele feche a janela e tente novamente em outro lugar.

5. Redução da taxa de rejeição

Basicamente, a taxa de rejeição mede as vezes em que usuários entraram em seu site, mas, em seguida, fecharam a página, sem qualquer interação. E ela está diretamente ligada à experiência do usuário e à usabilidade do seu site.

A pessoa tende a desistir da navegação ao encontrar dificuldades ou demorar muito a achar o que procura. Assim, quando alto, esse índice pode comprometer o desempenho do site ou blog nos mecanismos de busca. Isso, no entanto, pode ser contornado com o design responsivo, que facilite essa navegação.

Enfim, como vimos até aqui, o design responsivo é a melhor resposta à evolução rápida da tecnologia atual, permitindo que o seu site se adapte a qualquer meio que os usuários usarem para acessá-lo. Ele não é apenas a melhor opção para o presente, mas também para o futuro!

Ao escolher uma empresa para criar o seu site, portanto, não abra mão de uma que lhe ofereça esse serviço — como a Simples, uma modeladora de negócios que atende diferentes demandas de marketing digital.

Então, gostou deste artigo e tem interesse em um site responsivo para o seu negócio? Entre em contato conosco e receba uma análise gratuita!

VAMOS CONVERSAR?

  • (21) 3923-5850
  • contato@simplesinovacao.com
  • Rua México, 41 - Grupo 1101 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
  • Rua Padre João Manuel, 199 - Conjunto 93 - Cerqueira César, São Paulo - SP

Fale com um consultor

Simples© Todos os direitos reservados