Estratégia com propósito

Estratégia com propósito Simples Inovação

No momento de empreender muitos pensam no que desejam criar ou como criar determinado projeto. Um passo importante no empreendedorismo é entender como criar uma empresa que possui um propósito.

Uma organização sem propósito é o mesmo que um pulmão sem oxigênio: não tem fôlego. Se não existir uma razão pela qual vale a pena lutar, no primeiro mergulho em apneia, ou seja, na primeira dificuldade encontrada, a empresa se desespera. Enquanto aquelas que estão certas do seu porquê existencial, passam também por crises, mas elas possuem um norte para onde seguir. Sendo assim, as decisões são tomadas de forma mais fácil, mais orgânica.

As pessoas vivem propósitos. Sejam eles bons ou ruins, dignos ou não, mas é isso que baseia as vidas humanas e dão sentido. Como poderia ser diferente para os organismos organizacionais, posto que, são formados por pessoas?

Gandhi diante de toda adversidade foi firme em suas decisões e liderou um grande movimento. Como teria feito isso se não estivesse alinhado a um propósito maior? Quem o seguiria se seu propósito fosse engrandecer o próprio nome?

Agora, por que as pessoas devem então se relacionar com empresas que só querem lucro? Quem gosta de se relacionar com empresas/pessoas que só pensam no próprio bem-estar? Se as empresas desejam ser de fato relevantes, é vital que elas tenham e vivam claramente seu propósito, afinal, de nada vale só falar.

Após a empresa identificar qual é o seu propósito, qual a sua razão de existir, o desenvolvimento da estratégia deverá seguir a mesma linha e a estratégia será o caminho para atingir esse propósito.

Simplificando, se o propósito da Disney é encantar pessoas, a sua estratégia será tornar cada detalhe de seus parques temáticos algo incrível, para que seus visitantes sejam envolvidos em um ambiente mágico e passem a acreditar também no que a empresa defende “Where Dreams Come True” – “Onde Sonhos Se Tornam Realidade”.

Do mesmo modo, se sua empresa encontra que o propósito dela é reduzir o tempo que as pessoas gastam com no trânsito, a sua estratégia seria desenvolver um app que mostre o caminho que está mais livre para chegar de um ponto a outro. Foi isso que o Waze fez.

Ou sua empresa pode perceber que as pessoas estão gastando muito dinheiro para ter seus próprios carros, IPVA, combustível, estacionamento, manutenção. E mais, ela pode notar que as alternativas a questão de ter o próprio carro não são plenamente satisfatórias. Tendo em vista que o transporte público não é de qualidade e que muitos táxis não tratam bem seus passageiros. Logo, a solução que sua empresa pode oferecer seria o Uber.

A identificação do propósito está totalmente ligada a identificação de qual problema a empresa deseja resolver, como ela quer ser útil para seus clientes. A estratégia com propósito servirá para direcionar o como ela tornará sua oferta de valor, sua criação de valor e sua captação de valor uma realidade.

Precisa de serviços exclusivos?