5 KPIs para mensurar os resultados do seu e-commerce

Para que um e-commerce obtenha resultados satisfatórios é necessário que se crie estratégias em todas as áreas, com o objetivo de entregar uma experiência de compra completa para o cliente. É preciso pensar em campanhas de marketing, gestão das vendas, logística, atendimento e muito mais. Contudo, não basta criar estratégia, também é necessário mensurar o resultado de cada uma delas, para entender se geram o resultado esperado e é nesse ponto que entram os KPIs de e-commerce, indicadores que mostrarão se as suas ações seguem caminhos positivos ou não.

O que é um KPI? 

KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, que em português significa indicador-chave de performance e trata-se de uma ferramenta para mensurar resultados em múltiplas áreas de negócio, por isso é necessário entender qual é o seu objetivo com as estratégias. Quando o assunto é e-commerce existem alguns indicadores que farão com que você entenda melhor o que está acontecendo em sua loja virtual. Confira: 

1 – Tráfego do site

Partindo do básico, o primordial para que sua loja tenha resultados satisfatórios é que ela tenha visitantes que serão convertidos em clientes. Por isso, é importante entender se as campanhas de marketing estão trazendo a quantidade esperada de usuários para sua loja, além de entender quais dias da semana e do mês existe o maior fluxo de tráfego, qual o melhor horário e assim por diante, afinal, esses dados te ajudarão a planejar os melhores dias para fazer anúncios e promoções, por exemplo. Onde encontrar: Você pode encontrar essas informações pelo Google Analytics, em “sessões”.

2 – Taxa de conversão

O segundo passo para ter uma loja otimizada é entender quantos dos visitantes da sua loja são convertidos em clientes. Esse indicador é muito importante, afinal, se a sua loja recebe um número satisfatório de visitantes mas não converte o suficiente em vendas, é necessário investigar se os seus anúncios trazem pessoas qualificadas e se a sua loja está funcionando de forma adequada. Esse é um dos principais KPIs de e-commerce.

Como calcular a taxa de conversão: 

Para entender qual a proporção de vendas em relação ao número de visitantes, basta fazer o cálculo a seguir: 

Taxa de conversão (%) =          total de vendas / número de visitantes x 100 

3 – Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é o indicador que mostra quantos dos visitantes da sua loja abandonaram o site sem clicar em nenhum produto. Quando muito elevado, este indicador pode estar relacionado ao funcionamento do site, por exemplo: Problemas no carregamento, layout pouco chamativo ou problemas na funcionalidade da loja. 

Onde encontrar: você pode encontrar essas informações no Google Analytics, em “Público”

4- Ticket Médio

O indicador de ticket médio revela quanto, em média, cada cliente compra em sua loja virtual. Em poder dessa informação, você pode gerar estratégias para alcançar o seu objetivo.

Como calcular o ticket médio

Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas

5- Canais de aquisição

Você sabe de onde vêm os seus clientes? Você gera mais tráfego por campanhas de Google ou Facebook? Acesse “Aquisições” no Google Analytics e analise qual canal gera mais tráfego e até em qual deles está a maior taxa de conversão. A partir dessa informação fica mais fácil fazer a distribuição do investimento para cada canal. 

Que tal começar a analisar agora os seus KPIs de e-commerce? Se você precisa de um parceiro especializado em e-commerce, conte com as soluções da Simples para te ajudar. Temos eficiência tecnológica com preço justo. Converse com um de nossos especialistas! 

VAMOS CONVERSAR?

Olá! Eu sou a Ivy e quero entender mais sobre seu projeto!

Responda as perguntas abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você.