A importância do Google Tag Manager para o seu e-commerce

Administrar um e-commerce e garantir que ele tenha o melhor desempenho possível não é uma tarefa fácil. Apesar dos mitos relacionados a facilidade de manter uma loja virtual continuarem existindo, é cada vez mais claro o quanto se precisa trabalhar além das rotinas de cadastro de produtos para que um comércio eletrônico prospere. No comércio eletrônico, o marketing é um trabalho fundamental para conseguir tráfego qualificado para sua loja. Por isso, hoje vamos apresentar o Google tag manager ou GTM e contar a você o quanto esta ferramenta pode facilitar as rotinas relacionadas ao tráfego da sua loja e porque ele é tão importante para sua estratégia. 

O que é o Google tag Manager


O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita criada pelo Google para facilitar  a análise de métricas de um site, em nosso caso, de uma loja virtual. Com o GTM também é possível inserir scripts e tags de maneira muito mais fácil, sem ter necessariamente a dependência de uma equipe de T.I. para fazer esse trabalho. Assim, a sua equipe de T.I pode focar em demandas mais complexas do e-commerce. Explicando de forma simplificada, o Google Tag Manager permite que a automatização e gestão de tags de monitoramento seja menos trabalhoso e complicado, além de ajudar muito no resultado final, que são os dados, afinal, é a partir dessas informações que podemos validar quais ações de marketing geram resultados positivos, quais mudanças estratégicas precisam acontecer. 

A importância do GTM para sua loja virtual 

Além da gestão das tags e scripts, há outros dois fatores que fazem do GTM uma ferramenta essencial para um e-commerce: Os acionadores e variáveis.

Os acionadores funcionam como gatilhos que ativam tags específicas a partir de uma ação tomada pelo usuário da loja. Por exemplo, navegar por uma categoria em específico, clicar em um banner, etc.
Por outro lado, existem as variáveis que nada mais são do que elementos que adicionam parâmetros mais complexos aos acionadores. As variáveis servem para gerar códigos que serão usados no rastreamento das tags no Google Analytics, por exemplo. 

Testes A/B

Uma funcionalidade muito bacana do Google Tag Manager que não está associada ao rastreamento de tags é a possibilidade de fazer testes A/B com o auxílio da ferramenta. Isso acontece porque o GTM permite integrações com algumas soluções voltadas para esse tipo de teste. Assim, você conseguirá testar diversas hipóteses de layout, expondo as informações da sua loja de maneiras diferentes e comparar quais trazem resultados mais eficientes através do monitoramento de performance. 

Agora que você já sabe as vantagens de usar o Google Tag Manager, que tal testar a ferramenta na sua loja? O cadastro é muito simples, basta ter uma conta do Google. Se o seu e-commerce precisa de eficiência tecnológica, a Simples tem a solução ideal para o seu negócio! Temos soluções completas com custos até 80% mais barato que uma equipe própria de e-commerce. Preencha os dados abaixo e converse com um de nossos especialistas! 

VAMOS CONVERSAR?

Olá! Eu sou a Ivy e quero entender mais sobre seu projeto!

Responda as perguntas abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?