Jornada de compra no e-commerce: O que é e como montar a da sua loja

Entenda quais são as 4 etapas da jornada de compra dos clientes no e-commerce e como implementá-las para otimizar a sua estratégia de venda.

O que é jornada de compra?

A jornada de compra consiste no percurso que um potencial cliente avança até finalizar uma compra na sua loja virtual. Embora na maioria das vezes os clientes nem percebam que estão em uma jornada, é fundamental que a sua loja saiba identificar cada uma dessas fases para então estimular o cliente em potencial a fazer uma compra, através de gatilhos que são pensados para cada uma das fases da jornada de compra, as quais te explicaremos a seguir. 

1ª fase – Aprendizado e descoberta 

Na primeira fase da jornada da jornada de compra, talvez o consumidor ainda não saiba que ele tem a necessidade de comprar um produto da sua loja virtual. É possível que ele seja impactado por um anúncio ou descubra sua loja após realizar uma pesquisa no Google, por exemplo. 

2ª fase – Reconhecimento do problema 

Nesta etapa, o cliente já está ambientado com o assunto e percebe que ele tem um problema ou está diante de uma oportunidade. Aqui o objetivo é nutrir o potencial cliente de conteúdo a fim de que ele perceba que tem um problema que pode ser solucionado pelo seu produto. 


3ª fase – Consideração da solução 

Após consumir mais alguns conteúdos, o consumidor percebe que tem a necessidade de resolver esse problema e começa a pesquisar por produtos que possam solucionar seu problema. Uma boa estratégia é criar gatilhos de urgência para que o cliente feche o pedido o quanto antes e evite que ele vá procurar em uma loja concorrente. A sua loja também precisa estar funcional para que este processo seja fluido e ofereça uma boa experiência ao usuário. 

4ª fase – Decisão de compra

Finalmente chegamos ao momento da compra. Na última etapa do processo é a hora de mostrar os seus diferenciais: Prazo de entrega, possibilidade de parcelamento, troca gratuita, etc com objetivo de convencê-lo de que a sua loja é a melhor opção em relação aos seus concorrentes. Faça o Gol! 

Produzindo os conteúdos

Entender a jornada do cliente é fundamental para que você produza conteúdos que o auxiliarão a dar o próximo passo. Invista nas redes sociais da loja, assim como em um blog para a loja. Nos assuntos, é interessante abordar temas que estejam relacionados ao seu produto: Problemas/ necessidades que podem ser solucionados com seu produto, fazendo sempre um link para o próximo conteúdo relacionado a fase seguinte do processo. 

Agora que você já sabe o que é a jornada de compra, que tal otimizar os seus conteúdos para que eles sejam um auxílio para os clientes em potencial? Caso você prefira confiar a sua estratégia de marketing a um profissional, a Simples é a parceira ideal para sua loja! Temos soluções de marketing 360º para o seu negócio, integrando estratégias de marketing offline e online. Quer saber mais a respeito? Preencha o formulário abaixo e converse com um especialista. 

Gostou do nosso conteúdo?
Fale com um Especialista

Open chat
Precisa de ajuda?