Os hábitos de consumo estão em constante mudança. Para que uma empresa consiga sobreviver à alta concorrência do mercado é preciso estar alinhada às necessidades de seu público-alvo para entender quais inovações fazem sentido para os seus clientes. Seguindo este raciocínio podemos perceber que há uma grande mudança acontecendo na estrutura do varejo e que promete mudar o formato tradicional de vendas: O Omnichannel.
O que é Omnichannel
Omnichannel é uma estratégia que visa melhorar a experiência de um cliente com uma marca através da convergência dos canais de venda e comunicação. Este conceito é, na verdade, uma inovação que surge a partir dos novos hábitos de consumo, no qual o objetivo da loja é oferecer a melhor experiência possível para seus consumidores. A ideia por trás do Omnichannel é que o cliente tenha opções de ser atendido por onde for mais conveniente, de forma que o mundo físico e digital estejam interligados. Um dos grandes benefícios da estratégia para o cliente é que existem inúmeras possibilidades que vão muito além do famoso “compre pelo site e retire na loja”. É possível trocar um produto na loja física mesmo que tenha sido adquirido pelo site, estar na loja física e comprar pelo site com um vendedor para receber o seu produto em casa, entre tantas outras opções.
Desafios do omnichannel
O grande desafio relacionado à implantação do Omnichannel está relacionado à tecnologia. Para que seja feita uma integração livre de barreiras será necessário investir e confiar em sistemas de ERP, CRM, plataformas de e-commerce, etc.
Também será necessário ter um vasto conhecimento dos produtos e processos além de acompanhar cada setor para garantir que todo o fluxo ocorra sem interferências.
Como transformar um e-commerce em Omnichannel
Agora que você já sabe o que é o omnichannel e seus desafios, vamos falar a respeito de como aplicá-lo em sua loja para integrar o físico e o digital.
Por ser uma estratégia que tem como objetivo oferecer uma experiência de compra completa, o primeiro passo é entender quem é o seu cliente e quais são as suas preferências e hábitos, por isso, é importante definir a sua persona.
Após definir a persona, o próximo passo é integrar os canais da loja, sejam de comunicação ou de vendas e os demais setores, de forma que não existam lacunas entre os processos. Feito isso, é hora de testar se o processo está fluido e se as integrações funcionam adequadamente.
Agora que você já sabe o que é omnichannel e como aplicá-lo em sua loja, que tal colocar as dicas em prática? Caso você prefira contar com um especialista, a Simples é a parceira ideal para o seu negócio! Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você.