5 passos para preparar o seu e-commerce para o natal

O fim de ano é sempre um momento de vendas aquecidas para o varejo e percebemos que nos últimos anos, muitos clientes dão preferência por fazer suas compras de fim de ano pela internet, evitando as clássicas filas e aglomerações dos shoppings. No e-commerce, as vendas de fim de ano têm seu início marcado pela Blackfriday e se estendem até as festas de natal e ano novo. Mas se a sua loja não passou por uma preparação em novembro, ainda dá tempo de se planejar para o pico de vendas de dezembro. Para que você consiga aproveitar cada oportunidade de venda, é necessário estar com a loja preparada para receber o tráfego que, muitas vezes, custa bem mais caro nesse período e converter a maior parcela possível em clientes. Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes que você deve verificar neste fim de ano. Confira: 

Analise os dados do último natal e aprenda com os erros

Se esse não é o primeiro natal da sua loja, invista um tempo em entender os números do ano passado e entender o que deu certo, o que pode ser melhor, quais os produtos mais vendidos e os que talvez não façam tanto sentido. Também é importante analisar o mercado, o que está em alta no seu segmento e até observar o que seu concorrente vem fazendo. 

Estoque e entrega
Garanta a escalabilidade da sua loja neste fim de ano. Os hábitos de consumo passaram por mudanças e é preciso estar pronto para vender mais do que o costume. Também é importante conferir se os prazos de entrega prometidos conseguem ser cumpridos.

Mobile

Segundo pesquisa encomendada pela Digital Turbine, plataforma de aplicativos móveis, sobre intenção de compra, 89% dos entrevistados pretendem fazer suas compras de natal pelo Smartfone. A otimização da loja no mobile é algo que deve ser pensado durante todo o ano, contudo, pesquisas de comportamento de consumidores mostram que, em muitos segmentos, a estratégia de mobile-first faz cada vez mais sentido. Por isso, garanta que a experiência de navegação pelo celular esteja correta.

Promoções

Se a sua loja tem o hábito de fazer promoções, é importante pensar com antecedência em quais promoções serão feitas e quais serão as estratégias para divulgação: Anúncios, e-mail marketing, cupom na tips bar da loja, etc. Você também pode trabalhar com “Produto aposta” ou usar a venda progressiva em itens com grande volume de estoque.

Construa uma base de e-mail marketing

Incentive seus clientes a assinar newsletter, assim, em 2022 você terá uma boa base de clientes para trabalhar a recompra por e-mail de marketing. Afinal, é sempre bom ter uma alternativa para alcançar suas metas, além do tráfego pago.

Agora que você já sabe por onde começar, coloque as dicas em prática e perceba como o planejamento afeta diretamente o resultado das suas vendas. Um novo ano está prestes a chegar, que tal contratar um serviço de evolução para sua loja? Garante eficiência tecnológica para seu e-commerce com valores de 60% a 80% mais baratos em relação a uma equipe própria. Converse com um de nossos especialistas! 

VAMOS CONVERSAR?

Olá! Eu sou a Ivy e quero entender mais sobre seu projeto!

Responda as perguntas abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você.