O ramo de vestuário é um dos que mais crescem no e-commerce. Segundo dados da Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado, o segmento de vestuário é o maior do e-commerce B2C com tamanho global de aproximadamente US$750 bilhões em 2020. Apesar de ser o maior segmento do mercado, a expectativa em relação aos próximos anos é de crescimento, afinal, o e-commerce ainda ocupa uma parcela pequena do mercado se comparado ao varejo físico. A projeção de faturamento global para o ramo de vestuário em 2025 é de aproximadamente US $1 trilhão.
Embora seja um ramo em vasta expansão, não são poucos os desafios do ramo de vestuário no e-commerce que o setor ainda enfrenta para oferecer uma experiência de compra completa pela internet. Gerar confiança no produto acaba sendo um caminho mais difícil sem que o cliente possa tocar na peça de roupa e experimentá-la.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de funções e estratégias que podem ser usadas na sua loja virtual para construir uma jornada de compra valiosa para o seu cliente.
Live Shopping
Este modelo de negócio que se popularizou na China, vem ganhando cada vez mais espaço em nosso país. A estratégia de Live Shopping permite interação entre o cliente e a sua loja através de transmissões ao vivo, nas quais você pode explorar o provador da loja, mostrando combinações, tamanhos e cortes de cada peça, tirar dúvidas dos seus clientes e… vender!
Além de humanizar a sua marca, esse tipo de estratégia permite mostrar detalhes os quais nenhum cliente conseguiria captar somente pelas fotos da sua loja. É possível trabalhar com lançamentos, produtos exclusivos e o que mais a criatividade permitir. As lives podem ser apresentadas pelo dono da loja, vendedores, influenciadores.
Recomendação de tamanho
O provador virtual utiliza as medidas fornecidas pelo cliente para sugerir o tamanho ideal da peça. Além de aumentar a confiança do consumidor ao fazer a compra, esta função ajuda a reduzir o número de trocas e devoluções. Um detalhe importante ao implementar esta função é que sua loja precisará ensinar o cliente a tirar suas medidas. A maneira mais simples é anexar uma imagem sinalizando em qual altura do corpo a fita deve ser localizada para medir o busto, quadril, cintura e até o tamanho dos pés.
Estratégias Omnichannel: vendedores somente na loja física? Por quê?
E se os vendedores da sua loja física fossem os influencers do e-commerce? Esta é uma estratégia super em alta! Não há ninguém melhor do que o seu vendedor para falar da qualidade das peças, mostrar como ficam no corpo e dar dicas de combinações, por exemplo. Eles estão muito mais próximos do consumidor, conhecem cada detalhe das peças e são a cara da sua loja. Um cupom de desconto ou código do vendedor seriam suficientes para identificar as vendas.
Retire na Loja
Para lojas que estão tanto no e-commerce quanto no varejo físico, as estratégias Omnichannel podem ser o grande diferencial. Quando falamos de roupa, além de todas as questões subjetivas, relacionadas às preferências de cada cliente, existem algumas peculiaridades do ramo, afinal, quem nunca comprou uma roupa para uma festa em cima da hora? Por isso, ter a opção de retirada ou troca na loja física, dá mais segurança ao seu cliente.
De maneira geral, podemos dizer que o grande desafio do segmento de vestuário é passar segurança para seus clientes tanto em relação ao produto quanto ao pós venda. Todas as soluções apresentadas têm como objetivo melhorar a experiência de compra e unificar as lojas físicas e virtuais. Que tal colocar as dicas em prática? Se a sua empresa precisa de um parceiro para implementação de tecnologia e inovação, a Simples é a solução ideal para o seu negócio. Entregamos eficiência tecnológica por um preço que sua empresa pode pagar. Converse com um de nossos especialistas.
Agora que você já conhece os desafios do ramo de vestuário no e-commerce, fale com um especialista para superar esses desafios!