O conteúdo adequado para cada etapa do funil de vendas

O Funil de vendas é uma estratégia de marketing e vendas  que visa acompanhar e aprimorar a experiência dos clientes em potencial com a sua loja. O processo de funil de vendas consiste em acompanhar a jornada de compra entre seu primeiro contato com uma marca ou produto até a finalização da venda. Em cada etapa do funil, é necessário pensar em conteúdos adequados e estratégias que o ajudarão a chegar até a compra. O funil de vendas é constituído por três etapas: Topo de funil, meio de funil e fundo de funil. 

Por que aplicar o funil de vendas no seu e-commerce? 

O funil de vendas é muito importante para que a sua empresa entenda quais produtos os clientes buscam, em qual momento há uma conexão entre os clientes e a empresa e quais são as dificuldades encontradas por eles até decidir finalizar uma compra. Entendendo esses passos, você pode auxiliá-los em cada etapa do funil, estimulando seus interesses, oferecendo conteúdos relevantes e uma experiência de compra melhor. Todos esses esforços geram impacto positivo em como o cliente enxerga a sua empresa e certamente serão convertidos em vendas. Entenda a seguir quais tipos de conteúdo funcionam em cada etapa. 

Topo de funil 

No topo do funil de vendas, o visitante da sua loja ainda não tem consciência de que precisa de um determinado produto ou serviço. Nesta etapa, é importante garantir que a sua loja é funcional e o usuário conseguirá encontrar todo tipo de informação. Dê destaque para a inscrição da newsletter e invista em blog posts para que o visitante se aprofunde sobre os serviços/produtos que a sua empresa oferece. 

Meio de funil 

Na segunda etapa do funil de vendas, o visitante torna-se um cliente em potencial ou um lead: Aqui ele já tem uma necessidade, já conhece um pouco sobre a sua empresa e precisa entender melhor como tudo funciona. Nesse momento, é importante oferecer informações importantes, por isso o e-book pode ser uma excelente forma de oferecer conhecimento e conseguir um contato com o lead. Se você tem um e-commerce, invista em remarketing, isso ajuda a fixar o seu produto na memória do cliente.

Fundo de funil 

Esta é a fase em que o potencial cliente tomou a decisão de comprar o produto e então faz comparações entre empresas, avalia reputação e preços. Neste momento, é importante destacar todas as vantagens comerciais da sua loja, além de investir em conteúdos como em infográficos, cases de sucesso e depoimentos. 

Agora que você já sabe o que é o funil de vendas e como produzir conteúdos para incentivá-los a comprar, que tal colocar a mão na massa e pensar em materiais que facilitarão a conversão dos visitantes em clientes? Se você prefere ter uma estratégia profissional e voltada para resultados, a Simples é especialista em marketing 360º e atua tanto no marketing digital quanto no offline e pode ser a parceira ideal para sua empresa! Para saber mais, preencha o formulário abaixo e converse com um de nossos especialistas. 

Gostou do nosso conteúdo?
Fale com um Especialista

Open chat
Precisa de ajuda?